sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ciências

Testes de vacina contra dengue chegam em fase final 

O laboratório francês Sanofi Pasteur iniciou a fase final de testes para a primeira vacina contra a dengue. Se os resultados forem positivos, um medicamento poderá ser comercializado já em 2015. A doença tropical atinge cerca de 100 milhões de pessoas por ano no mundo.

Os cientistas do laboratório francês estão otimistas com os avanços obtidos até agora na busca de uma vacina contra a dengue. “Estamos em uma etapa muito importante, a fase 3 dos testes clínicos, e esperamos, ainda em 2014, os resultados das experiências feitas em dez países da Ásia e da América Latina com 30 mil voluntários”, declarou nessa quinta-feira, 11 de julho, o vice-presidente da Sanofi Pasteur encarregado da doença, Guillaume Leroy.
O laboratório está tão confiante nos resultados que em maio de 2009, antes mesmo dos primeiros testes clínicos, a empresa lançou a construção de uma unidade para a produção de vacinas em Neuville-sur-Saône, perto de Lyon. Mais de 300 milhões de euros já foram investidos e 220 funcionários se dedicam ao projeto. Sanofi Pasteur já tem como meta produzir 100 milhões de doses por ano.
De acordo com um estudo realizado em setembro de 2012 pela revista especializada The Lancet, a 2ª fase já havia se mostrado eficaz em 30,2% dos casos. Essa etapa foi testada na Tailândia, em 4 mil crianças atingidas pela tipo DEN-2 da doença. Já nas outras três variantes do vírus, os resultados foram positivos entre 60% e 90% dos doentes.
Trasmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue atinge cada ano quase100 milhões de pessoas em cerca de 100 países, entre eles o Brasil, onde os casos praticamente triplicaram em 2013. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 mil ocorrências de “dengue hemorrágica”, que tem como vítimas principalmente os jovens e crianças de menos de 15 anos de idade, seriam registrados anualmente.

OPINIÃO: É sempre muito importante que acha vacinas contras certas doenças, ainda mais a dengue q hoje em dia mata muitos adultos e crianças !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.