quinta-feira, 23 de abril de 2015

EDUCAÇÃO

Greve da Educação deixa 55 mil estudantes sem aulas em Maceió
Servidores cobram reajuste salarial de 13,01% e outras melhorias. Eles fizeram um ato nesta quarta (22) para marcar início da paralisação.

 Servidores da Educação de Maceióentraram em greve nesta quarta-feira (22) por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal-AL), cerca de 55 mil estudantes de 135 escolas estão sem aulas na capital devido à paralisação.

Nesta manhã, muitos dos servidores participaram de um ato público em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Cambona, no bairro do Bom Parto. Eles cobram reajuste salarial e pendências que, segundo a categoria, vêm desde o ano passado.

A presidente do Sinteal, Consuelo Correia, disse que a categoria quer um reajuste de 13,01%. Eles também reclamam da falta de profissionais nas escolas, da estrutura física e das progressões por titularidade e por tempo de serviço.

O sindicato informou que não há previsão para o fim da paralisação.

O secretário-adjunto da Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (SEMARHP), Alan Balbino, explicou que existe uma mesa de negociação prevista para discutir, no próximo dia 10, a situação dos servidores da prefeitura.

"Estamos coletando dados e informações dos números que compõem a receita líquida do Município para mostrar o que pode ser feito para os servidores. Somente no final desse primeiro quadrimestre é que é possível ter entendimento sobre que tipo de reajuste pode ser passado para que não ultrapasse a Lei de Responsabilidade Fiscal", esclarece Balbino.

Outra greve
Outros servidores públicos de Maceió, que estavam em greve há dois meses, suspenderam a mobilização nesta manhã. A medida foi tomada depois que a Justiça decretou a ilegalidade da greve e determinou o retorno imediato dos servidores às funções.

A decisão judicial vale apenas para a greve iniciada no dia 19 de fevereiro e não abrange a mobilização iniciada hoje pelos servidores da Educação.

OPINIÃO: É ruim ver toda hora várias greves e alunos sem aula, mas entendo os professores, como podem ganhar tão pouco ? Professores que te formam para o futuro, são essenciais para a sua vida e por isso deveriam ganhar um salário mais justo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.