quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mundo


Acordo levará aos EUA vacina de Cuba contra câncer de pulmão.

Enfermeiro aplica vacina em paciente

O Centro de Imunologia Molecular de Cuba e o Instituto Roswell Park contra o Câncer de Nova York assinaram nesta terça-feira um acordo para exportar aos Estados Unidos uma vacina terapêutica contra o câncer de pulmão desenvolvida na ilha, para o que começarão em breve os testes clínicos.
"A assinatura do acordo nos permite colocar o foco nos testes clínicos da vacina assim que chegarmos a Nova York", anunciou hoje em entrevista coletiva no aeroporto de Havana a diretora do Instituto Roswell Park, Candance Johnson.
Johnson integra uma delegação comercial do estado de Nova York, liderada por seu governador, Andrew Cuomo, que realizou uma visita de pouco mais de 24 horas à ilha para explorar opções de negócio, além de fomentar intercâmbios no âmbito educativo e de pesquisa.
"Estamos muito emocionados de poder levar a vacina aos EUA e tratar pacientes. Isto não teria sido possível sem esta missão comercial, que facilitou a rubrica do acordo tête-à-tête", ressaltou a diretora desse centro de referência mundial na pesquisa contra o câncer, antes de partir para Nova York.
Trata-se da vacina terapêutica contra o câncer de pulmão CIMAVax-EGF, criada por Cuba em 2011 após 15 anos de pesquisa, com direito de patente no mundo todo.
A vacina está registrada em Cuba e Peru, mas países como Brasil, Argentina e Colômbia estão em trâmites para sua inscrição, e outros como o Reino Unido e Austrália já realizaram testes clínicos com ela.
OPINIÃO:
Incrível a qualidade da medicina atualmente, é simplesmente emocionante ver todas essas criações que vão curar tantas crianças e adultos, dá uma felicidade. Espero que o Brasil se inscreva logo e inicie os testes clínicos brevemente! Câncer é uma praga e saber que poderá ser evitada é um sorriso mundial se abrindo, Cuba merece todo o respeito do mundo depois dessa, estou completamente impressionada de saber o avanço das descobertas, da ciência, da medicina, da vida, essa vacina é um grande salto em tantos sentidos, e é difícil até de acreditar, porque algo assim há 10 anos atrás era considerado impossível, e quando dizem que nada é impossível as pessoas não acreditam, pra ser sincera to até começando a acreditar. Agora temos que cruzar os dedos e rezar para que os testes tenham bons resultados e que comecem a expandir a vacina pelo mundo todo, e sem esquecer que não só a patente, mas os méritos e o respeito vão todos para Cuba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.